SP: PREFEITURA AUTORIZA A DEMOLIÇÃO DO HISTÓRICO CASARÃO DAS MULETAS
- Demolidora Casarao
- 9 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Após parte da estrutura da casa ter cedido no último dia 13, a Prefeitura autorizou a demolição do palacete histórico da Bela Vista
Nesta segunda-feira, 22, a Prefeitura de São Paulo anunciou que o Casarão das Muletas será demolido em razão de seu alto risco de desabamento. O estado do palacete histórico, localizado no bairro da Bela Vista, centro de São Paulo, vem amedrontando moradores da região.
A casa, que se encontra abandonada e deteriorada, sobrevive graças a sustentação de uma série de estacas de madeira, que deram origem ao apelido "muletas". Mas no último dia 13, parte da estrutura cedeu, resultando na interdição do local e de um dos prédios vizinhos.
Conforme repercutido pela revista Exame, desde o incidente, autoridades municipais passaram a considerar uma possível reforma ou demolição do Casarão das Muletas, tido como patrimônio histórico da cidade desde seu tombamento em 2002.
Tragédia: Como foi a grande enchente de 1941 que afetou o Rio Grande do Sul?
Após uma vistoria realizada por técnicos da Subprefeitura da Sé, a Prefeitura de São Paulo “concluiu o laudo a respeito das condições da edificação, com o resultado favorável pela demolição imediata do imóvel por risco de colapso", disse a administração em uma nota.
A autorização da demolição do palacete depende o aval do Departamento do Patrimônio Histórico do Município, que irá analisar o laudo emitido pela administração regional. Mas Subprefeitura da Sé "já iniciou o processo para contratação emergencial" do serviço.
Casa abandonada
Na última segunda-feira, 15, durante uma entrevista concedida à TV Globo, o subprefeito da Sé, Álvaro Camilo, taxou a situação como “emergencial”. Além disso, ele garantiu que as autoridades entrariam em contato com o proprietário do casarão, mas, até o anúncio desta segunda, esta pessoa "ainda não foi localizada".
Segundo o portal São Paulo Antiga, o casarão da Bela Vista foi construído em 1913 e serviu como "residência para a família Ribeiro da Luz até meados da década de 80". O local, que não abriga ninguém há anos, foi tombado como patrimônio histórico em 2002, mas com o passar dos anos e a falta de cuidado, o palacete se deteriorou.
Comments